Lavrov anunciará medidas adicionais em conferência de doadores para Gaza

Moscou, 27 fev (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, anunciará medidas adicionais de ajuda aos palestinos na conferência para a reconstrução da Faixa de Gaza que será realizada na próxima segunda-feira, no balneário egípcio de Sharm el-Sheikh, informou hoje a Chancelaria russa.

EFE |

"A tarefa principal deste fórum representativo, um de cujos patrocinadores é a Rússia, é determinar os volumes e mecanismos da ajuda internacional à população civil de Gaza e estudar de forma coletiva as vias para superar as graves consequências do recente conflito armado", afirma o comunicado da Chancelaria.

Segundo o texto, "a grave situação humana vivida na região em consequência da operação armada em grande escala de Israel contra o movimento islâmico Hamas, e também do longo bloqueio, preocupa profundamente tanto Moscou quanto toda a comunidade internacional".

"Desde o início das ações armadas, a Rússia ofereceu assistência de urgência à população civil de Gaza. Entre 2 e 9 de janeiro, foram enviados vários aviões à área com ajuda humanitária. Médicos russos prestaram assistência a muitos palestinos feridos", ressaltou a Chancelaria.

Acrescentou que, "além dos aspectos práticos para que o setor volte à vida normal, o ministro tem intenção de abordar com os participantes da conferência os passos para o restabelecimento do processo de paz na região, a fim de alcançar uma regra ampla e justa do conflito no Oriente Médio".

A recente ofensiva militar israelense em Gaza deixou mais de 1,4 mil palestinos mortos, segundo diversas fontes. EFE egw/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG