Laurent Gbagbo é designado candidato à eleição presidencial na Costa do Marfim

O presidente Laurent Gbagbo foi designado neste sábado por seu partido, a Frente Popular Marfinense (FPI) candidato à eleição presidencial de 30 de novembro na Costa do Marfim, oito anos depois de sua chegada ao poder, constatou um jornalista da AFP.

AFP |

"Acabamos, neste dia 30 de agosto de 2008, de designar Laurent Gbagbo como nosso candidato", declarou o presidente do FPI, Pascal Affi N'Guessan, durante o discurso de encerramento de uma convenção extraordinária do partido em Yamoussoukro (centro).

"Precisamos de um guia, de um líder, para que nosso sonho se realize", acrescentou.

"Nossa missão é fazer todo o possível para que Laurent Gbagbo triunfe no dia 30 de novembro", prosseguiu.

Único candidato de seu partido, o chefe de Estado marfinense foi plebiscitado por mais de 3.000 militantes do FPI, entre os quais sua esposa Simone Gbagbo, a segunda vice-presidente do partido.

Laurent Gbagbo deve anunciar oficialmente sua candidatura durante uma cerimônia prevista em outubro, informou N'Guessan à AFP.

No dia 30 de novembro, Gbagbo deverá medir forças com vários candidatos já declarados, entre os quais os dois pesos-pesados da política marfinense, o ex-presidente Henri Konan Bédié e o ex-primeiro-ministro Alassane Ouattara.

fj/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG