Ronaldinho - Mundo - iG" /

Ladrões de Barcelona batizam nova técnica de furto de Ronaldinho

O turista que passear distraído pelo centro de Barcelona corre o risco de levar um Ronaldinho, uma gíria local que designa uma nova técnica de furto em plena rua. Na área de maior circulação turística da cidade, o distrito de Ciutat Vella, a polícia catalã alerta aos turistas que tenham cuidado com as demonstrações de carinho de desconhecidos, pois elas podem fazer parte de uma estratégia de furto.

BBC Brasil |

O golpe é cometido por meio de uma aparente brincadeira no meio da rua. Um membro da quadrilha de batedores de carteira se aproxima de maneira simpática, abraça a vítima e a distrai, enquanto o resto do grupo a cerca e furta, sem levantar suspeitas.

Laura Guerrero/La Vanguardia
Técnica de roubo em Barcelona

Técnica de roubo em Barcelona


"É um delito para o qual um turista não está preparado, pois não há violência, nem intimidação", disse à BBC Brasil um porta-voz dos Mossos de Esquadra, a polícia local da Catalunha.

"A vítima é pega de surpresa com essas falsas expressões de boas-vindas, mas o resultado é que, em poucos segundos, as quadrilhas desaparecem com todos os pertences", afirmou o policial.

Os policiais especulam que a expressão "técnica Ronaldinho" surgiu entre os próprios batedores de carteira e começou a ser popularizada nas ruas da cidade há pouco mais de dois meses.

Ela teria sido inspirada no jeito simpático e brincalhão do jogador, bastante conhecido na cidade.

"Aquele que sorri para todo mundo, abraça com entusiasmo. Pelo menos aqui em Barcelona foi a imagem que ele deixou", explicou o porta-voz.

A gíria que caracteriza o golpe pegou. Nas Ramblas, outra importante via turística da cidade, é comum, segundo a polícia, ouvir as expressões: "Fulano levou um Ronaldinho" ou então "Esses dão um Ronaldinho".

"Nós temos de usar os códigos internos, mas qualquer comerciante das Ramblas que denuncia esse tipo de delito, porque o assiste todos os dias, o define assim: 'Outro Ronaldinho'", afirma o porta-voz.

Comunidades

Os roubos na área das Ramblas e Bairro Gótico são tão comuns que já existem duas comunidades no site de relacionamentos Facebook com alusões diretas ao problema.

I know someone who got robbed in Barcelona ("Conheço alguém que foi roubado em Barcelona", em tradução livre) e I've been robbed in Barcelona ("Fui roubado em Barcelona", em tradução livre).

Em um distrito com média de 120 mil queixas policiais por ano e média de um roubo a cada cinco minutos, de acordo com estatísticas do Ministério do Interior, a polícia diz que pouco pode fazer.

Segundo o Código Civil da Espanha, qualquer roubo que não supere os 400 euros (aproximadamente R$ 1 mil) está livre de punição judicial. O ladrão é levado para a delegacia, fichado e liberado em seguida.

Leia mais sobre Espanha

    Leia tudo sobre: espanha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG