#0066ffrebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) para proteger adultos, o que significa que a oferta existente pode durar mais do que previam as autoridades sanitárias." / gripe suína funciona em dose única - Mundo - iG" / #0066ffrebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) para proteger adultos, o que significa que a oferta existente pode durar mais do que previam as autoridades sanitárias." /

Laboratório diz que vacina contra a gripe suína funciona em dose única

WASHINGTON - O laboratório australiano CSL disse nesta quinta-feira que basta uma dose única da vacina contra a gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/04/30/gripe+suina+oms+decide+adotar+a+denominacao+gripe+a+h1n1+5867930.html target=_top#0066ffrebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) para proteger adultos, o que significa que a oferta existente pode durar mais do que previam as autoridades sanitárias.

Redação com Reuters |



Uma dose de 15 microgramas da vacina da CSL, que não usa um adjuvante (substância que reforça a imunização), obteve a reação imunológica desejada em 95 por cento dos 240 adultos testados, relatou a empresa na revista New England Journal of Medicine.

Na semana passada, os laboratórios Novartis e Sinovac haviam apresentado conclusões semelhantes.

A cepa pandêmica do vírus A H1N1 pode vir a infectar 2 bilhões de pessoas, ou um terço da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por se tratar de uma nova variação do vírus, especialistas diziam que provavelmente seriam necessárias duas doses para garantir a imunização. As autoridades do Hemisfério Norte têm pressa em iniciar programas de vacinação em massa antes que chegue o inverno, época em que há maior difusão das gripes comuns.

Outros laboratórios, como Sanofi-Aventis, GlaxoSmithKline e MedImmune, também estão preparando vacinas contra o A H1N1 para completar os estoques dos governos.

As vacinas contra o A H1N1 serão administradas separadamente das vacinas contra as gripes sazonais, o que as autoridades globais admitem que poderá criar um pesadelo logístico. Se os pacientes só precisarem de uma dose da imunização contra a gripe pandêmica, a complicação seria bem menor.

"Não há bandeiras vermelhas aqui. Achamos que podemos ter 5 milhões de doses prontas para distribuir no fim de setembro", disse Raburn Mallory, da MedImmune, em entrevista. "Como a nossa vacina é uma vacina viva, ela tende a ter uma eficácia de uma dose melhor do que as vacinas mortas."

Nos EUA, as autoridades esperam que a campanha de vacinação comece só a partir de meados de outubro.

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suínavacina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG