Kuwait afirma ter impedido ataque contra base americana no país

As autoridades do Kuwait afirmaram nesta terça-feira terem frustrado planos da Al-Qaeda de atacar o Campo Arifjan, a principal base das forças americanas no país e próxima da Arábia Saudita.

AFP |

"O serviço de Segurança do Estado prendeu seis pessoas acusadas de pertencer à Al-Qaeda e de planejarem ataques contra o Campo Arifjan, contra a sede da Segurança do Estado e outras instalações", disse um comunicado do Ministério do Interior.

O Campo Arifjan está situado a 70 km ao sul da capital kuwaitiana e a 70 km da fronteira norte da Arábia Saudita. É a principal base utilizada no país por militares americanos.

"Os seis presos foram encaminhados para interrogatório", conclui o comunicado de imprensa.

Anteriormente, o canal de televisão Al-Arabiya, baseado em Dubai, disse que os membros da célula terrorista planejavam atacar o Campo Arifjan durante o Ramadã, o mês de jejum muçulmano que começa este ano no dia 20 de agosto.

Cerca de 15.000 militares americanos se encontram no Kuwait, um emirado que também é utilizado como local de passagem para tropas rumo ao Iraque.

O país tem sido relativamente poupado, nos últimos anos, de atividades da Al Qaeda. O último atentado no país ocorreu em 2005.

Em janeiro deste ano, 37 membros de um grupo acusado de pertencer ao grupo "Leões da Península", ligado à Al Qaeda, se envolveram, de acordo com as autoridades, em confrontos com forças de segurança que deixaram quatro policiais mortos e dez feridos. Oito ativistas, incluindo dois sauditas, também foram mortos nos combates.

A única mulher do grupo, Noha al-Enezi, foi posta em liberdade após pagamento de fiança. Ela morreu de câncer em um hospital em Londres, em abril de 2006.

Quatro outros foram condenados à morte, mas sua pena foi trocada, em junho de 2007, para prisão perpétua. Os outros réus foram condenados a penas que vão de dois a quinze anos.

mh-oh/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG