Kremlin apadrinha novo partido liberal na Rússia

Moscou, 16 nov (EFE).- O Kremlin apadrinhou hoje um novo partido liberal, o Causa Justa, que pretende representar a classe média urbana, defende o livre mercado e se opõe à reforma da Constituição.

EFE |

O novo partido foi criado a partir da difusão da opositora União das Forças de Direita (SPS) e dos governistas Partido Democrático e Força Cívica, que anunciaram sua dissolução em congressos federais no último sábado.

A SPS, que obteve menos de 1% dos votos nas eleições parlamentares de dezembro de 2007, estava com graves problemas de financiamento.

Por este motivo, decidiu aceitar a oferta do Kremlin de fazer parte de um novo partido liberal governista junto com duas legendas minoritárias, em troca do perdão de suas dívidas.

Um dos dirigentes do Causa Justa e antigo membro da SPS, Leonid Gozman, não esconde que o novo partido nasceu "em colaboração com a Administração presidencial".

"Nas altas esferas do Kremlin, há pessoas que compreendem a necessidade de reformar o sistema político. Esta é a única possibilidade de manter a ideologia liberal na área política", disse. EFE io/fh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG