Kouchner quer mudanças na política de Defesa da Europa

Paris, 7 jul (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores francês, Bernard Kouchner, defendeu hoje o relançamento do projeto de um sistema de defesa comum europeu e afirmou que é possível, apesar do revés sofrido com a rejeição irlandesa ao Tratado de Lisboa.

EFE |

"Não temos nenhuma intenção de renunciar a essa prioridade essencial, até sendo conscientes das dificuldades atuais da Europa", disse Kouchner em um seminário sobre relações entre a União Européia (UE) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

No seminário estiveram também o Alto representante da diplomacia européia, Javier Solana, e o secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer.

O ministro expôs as prioridades da Presidência francesa semestral da UE em matéria de Defesa, que passam por aumentar as capacidades militares aeronavais, espaciais, marítimas e de gestão de crise, e pelo estreitamento das relações com a Otan.

"Precisamos de uma estratégia comum", ressaltou Kouchner ao lembrar que a Otan e a UE estão comprometidas em missões de grande dificuldade no Kosovo e no Afeganistão.

No entanto, ele reconheceu as "dificuldades políticas" em referência às diferenças ainda existentes entre Chipre e Turquia.

O ministro pediu aos presentes idéias sobre "medidas concretas que gerem confiança e que respondam às preocupações legítimas de cada um, em particular da Turquia e dos Estados-membros da UE que não pertencem à Aliança".

A Turquia bloqueou durante anos a cooperação militar entre Otan e UE ao se negar a compartilhar informação sensível com não-membros da Aliança como Chipre, ilha dividida desde 1974 quando tropas turcas invadiram sua parte norte.

Para estreitar o diálogo, Kouchner propôs a criação de um grupo de alto nível que inclua o secretário-geral da Aliança, o alto representante da UE e os comandantes estratégicos de ambas as organizações, com o apoio da Comissão Européia. EFE ik/rb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG