Kouchner desmente que se encontrará com dalai lama na quarta-feira

Paris, 17 ago (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores francês, Bernard Kouchner, desmentiu hoje que receberá o dalai lama na quarta-feira como tinha sido anunciado, alegando complicação de sua agenda por causa da crise da Geórgia.

EFE |

"Não, não poderei no dia 20. E lembro que se tratava de uma visita privada. Sem pompa, sem murmurinhos", afirma Kouchner em entrevista publicada hoje pelo jornal francês "Le Journal du Dimanche".

Outro jornal, o "Le Parisien", publicou na sexta-feira, citando fontes próximas a Kouchner, que o encontro aconteceria no dia 20.

A viagem "espiritual" de 12 dias do líder budista tibetano à França, coincidindo com a realização dos Jogos Olímpicos de Pequim, continua gerando polêmica.

A oposição socialista acusou o Governo e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, que não receberá o dalai lama, de ter cedido às pressões da China.

O único ato previsto por enquanto pela Presidência francesa é a participação da primeira-dama do país, Carla Bruni, no ato de inauguração pelo líder religioso de um templo em Roqueredonde, no sul da França, na próxima sexta-feira.

Em suas declarações ao jornal, Kouchner afirma que conversou por telefone com o dalai lama esta semana e que espera poder se encontrar com ele, "mas minha agenda foi transtornada pela crise georgiana".

"Temos uma reunião extraordinária da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre a Geórgia, e se não tiver que voltar a Tbilisi, terei que ir ao Oriente Médio", diz o chefe da diplomacia francesa.

Faouzi Lamdaoui, um dos secretários nacionais do Partido Socialista francês, criticou hoje "esta valsa de dúvidas irresponsável" sobre a questão do Tibete após o desmentido de Kouchner.

"A missão pseudo-diplomática de Carla Bruni, a confusão da secretária de Estado (francesa) Rama Yade e a versatilidade de Bernard Kouchner mostram que a diplomacia sarkozista está totalmente desordenada", denuncia Lamdaoui. EFE jms/wr/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG