Kosovo realiza primeiras eleições locais em 15 de novembro

Pristina, 16 jun (EFE).- O Kosovo realizará em 15 de novembro as primeiras eleições locais após a independência autoproclamada da ex-província sérvia, um processo que está sendo considerado pelos analistas como uma prova para a jovem democracia kosovar.

EFE |

"Faço um apelo a todas as partes para que participem do desenvolvimento de uma campanha ampla e pacífica", pediu hoje o presidente do Kosovo, Fatmir Sejdiu.

A data da votação foi acertada com todos os partidos albano-kosovares, explicou Sejdiu.

Os analistas consideram que o processo é fundamental para o futuro do autodeclarado Estado, e espera-se que a minoria sérvia boicote a votação, por não reconhecer a legitimidade de um Kosovo independente.

Caso a participação dos servo-kosovares seja suficiente, poderão designar seus representantes em seis municípios, incluindo na cidade conflituosa de Mitrovica.

As eleições também servirão para medir a aceitação do Governo do antigo guerrilheiro Hashem Thaçi, que foi acusado reiteradamente de corrupção e de tentar censurar à imprensa.

Kosovo declarou sua independência em fevereiro de 2008 e, desde então, esta antiga província sérvia, habitada por dois milhões de albano-kosovares e 100 mil sérvios, foi reconhecida por mais de 50 países, entre eles Estados Unidos e 22 membros da União Europeia (UE). EFE am/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG