Kosovo corta serviço de telefonia dos sérvios da região

Em 2008, Kosovo proclamou unilateralmente sua independência da Sérvia, que segue considerando a região como parte do território

EFE |

As autoridades de Kosovo tiraram de funcionamento neste domingo os repetidores do operador de telecomunicações sérvio no centro, leste e oeste do território kosovar, deixando sem serviços de telefonia celular e fixa a população sérvia dessas regiões. A imprensa de Belgrado informou que operários da Agência kosovar de telecomunicações, acompanhados de policiais, desligaram os repetidores por considerar que eles não têm permissão para funcionar na ex-província sérvia.

Em 2008, Kosovo, de população majoritariamente albano-kosovar, proclamou unilateralmente sua independência da Sérvia, que segue considerando a região como parte do seu território.

A maior parte da população sérvia em Kosovo utiliza os serviços do operador sérvio, que por enquanto funciona só no norte kosovar e cujas instalações já foram desmanteladas várias vezes este ano pelas autoridades de Pristina.

O ministro sérvio para o Kosovo, Goran Bogdanovic, classificou hoje a ação contra o operador sérvio como um ato de violência, e denunciou que a medida cria um ambiente de intimidação e isolamento dos sérvios, justo quando se espera que Belgrado e Pristina possam retomar o diálogo sob mediação europeia.

A Sérvia acordou com a União Europeia (UE), no início do mês, uma resolução sobre Kosovo, apoiada pela Assembleia Geral da ONU, que prevê um diálogo entre ambas as partes para superar o conflito sobre o estatuto de Kosovo e melhorar a vida da população.

São desconhecidos ainda a plataforma e o conteúdo da resolução, assim como o prazo para a abertura do diálogo, embora a imprensa conjeture que possa ser no final de outubro.

A independência de Kosovo é reconhecida por 71 países - entre eles os EUA e a maioria dos membros da UE, mas não por Espanha, Rússia, China, Índia ou Brasil.

    Leia tudo sobre: kosovosérviatelefonia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG