Kosovo comemora dois anos de sua declaração de independência

Pristina - Banderas de Kosovo, da Albânia, dos Estados Unidos e da União Europeia tremulam hoje por todas partes nas ruas da capital kosovar, Pristina, para celebrar o segundo aniversário da declaração de independência da Sérvia.

EFE |

O dia 17 de fevereiro é considerado o "grande dia" do Kosovo, a festa nacional da ex-província sérvia povoada majoritariamente por albaneses étnicos.

O Parlamento de Pristina celebra às 12h locais uma sessão solene que contará com a presença do primeiro-ministro Hashem Thaçi e do presidente Fatmir Sejdiu.

Além disso, são esperados representantes diplomáticos estrangeiros no Kosovo, membros da missão Eulex da União Europeia e congressistas dos Estados Unidos, todos convidados de honra do evento.

A principal avenida da cidade está decorada com as bandeiras dos 65 países que reconheceram a independência do Kosovo nestes dois anos.

Desde o início da manhã estão sendo realizados concertos e atividades para crianças, que hoje têm o dia livre nas escolas. À tarde, várias estrelas da música local participarão de um grande recital.

As celebrações se estendem por toda a região, em festas organizadas pelas administrações dos municípios.

Leia mais sobre: Kosovo

    Leia tudo sobre: independênciakosovo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG