Pristina, 14 jul (EFE) - As autoridades do Kosovo anunciaram hoje que a partir da próxima semana serão emitidos os primeiros passaportes kosovares para os quase dois milhões de cidadãos do novo Estado, que autoproclamou sua independência da Sérvia em fevereiro.

"Quase todos os preparativos terminaram para iniciar a emissão dos novos passaportes", disse hoje em Pristina perante a imprensa o ministro do Interior kosovar, Zenun Pajaziti.

Os passaportes kosovares são produzidos em Leipzig, na Alemanha, e terão uma validade de dez anos.

Segundo o ministro, as autoridades kosovares vão precisar de aproximadamente um ano para entregar a todos os cidadãos um passaporte próprio.

Além disso, Pajaziti anunciou que, em breve, começarão os preparativos para emitir os documentos nacionais de identidade e as carteiras de habilitação kosovares.

Os membros da minoria sérvia do Kosovo, 5% da população, dispõem de dupla nacionalidade, kosovar e sérvia, segundo o estabelecido pela nova Constituição, que entrou em vigor em 15 de junho.

Os albano-kosovares dispõem, desde 1999, de documentos de identidade emitidos pela Administração interina da ONU para o Kosovo (Unmik), cuja validade era de apenas dois anos.

Além disso, muitos cidadãos da ex-província sérvia ainda usam documentos sérvios para viajar ao exterior. EFE am/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.