Köhler anuncia que tentará reeleição como presidente da Alemanha

Berlim, 22 mai (EFE) - O presidente da Alemanha, Horst Köhler, anunciou hoje sua intenção de se candidatar à reeleição, um ano antes do fim de seu primeiro mandato à frente da máxima instituição do país.

EFE |

Köhler comunicou sua decisão em uma declaração pública ao vivo perante as câmeras de televisão que estavam no Palácio de Bellevue, sede da Presidência da Alemanha.

A chanceler alemã, Angela Merkel, reagiu com "satisfação" e expressou sua confiança em que a reeleição do chefe de Estado contará com "uma grande maioria".

"Horst Köhler soube chegar ao coração do povo", acrescentou.

O líder do Partido Social-Democrata (SPD), Kurt Beck, foi mais lacônico e disse que respeitava a opção do presidente em tentar a reeleição.

O dirigente do maior partido da oposição parlamentar, Guido Westerwelle, do liberal Partido Democrático Liberal (FDP), apoiou o atual presidente e pediu ao SPD e aos Verdes que também apoiem a reeleição.

Merkel se pronunciou nesse ponto de forma similar e, apesar de ter evitado falar sobre decisões e candidaturas hipotéticas, disse que "o SPD deve se decidir".

Köhler, nono presidente federal desde a Segunda Guerra Mundial, foi eleito para o cargo pela Assembléia Federal com os votos a favor dos partidos da União (democratas-cristãos e social-cristãos bávaros CDU/CSU) e o FDP em 23 de maio de 2004.

O ultradireitista Partido Nacional Alemão (NPD) também elogiou a figura de Köhler "por sua proximidade com o povo e sua contribuição na transformação do sistema", embora tenha intenção de apresentar um candidato próprio.

A votação para sua reeleição pela Assembléia Federal, que reúne os deputados do Bundestag e os senadores do Bundesrat, ocorrerá em 23 de maio de 2009.

Sua nomeação para a Presidência foi chefiada por Merkel, então líder da oposição, e Westerwelle, que quiseram com isso criar um sinal para uma possível coalizão governamental de seus partidos. EFE jcb/fh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG