Kim Jong-Il se reunirá com Medvedev na Sibéria na quarta-feira

Dentre os principais temas do encontro estão o programa nuclear da Coreia do Norte e a ajuda alimentar ao país asiático

iG São Paulo |

AP
Líder norte-coreano é recebido na estação de trem de Bureya, na Sibéria, Rússia (21/8)
O líder norte-coreano, Kim Jong-Il, chegou nesta terça-feira a Ulan Ude, na Sibéria, Rússia, onde se reunirá na quarta-feira com o presidente russo, Dimitri Medvedev. Na pauta do encontro, um dos principais temas será o programa nuclear da Coreia do Norte e a ajuda alimentar ao país asiático.

Kim chegou pela manhã em seu trem blindado, segundo a agência Itar Tass, e se reuniu com o enviado especial de Medvedev no extremo oriente russo, Viktor Ichaev, e com autoridades locais.

O programa oficial da visita de Kim foi mantido em segredo. O dirigente norte-coreano, que viaja em raras ocasiões ao exterior, chegou no sábado à Rússia, na primeira visita ao país desde 2002.

Putin

Durante a passagem pela Rússia, onde deve ficar uma semana, o norte-coreano também tem marcada uma reunião com o primeiro-ministro Vladimir Putin.

Na visita anterior do líder norte-coreano à Rússia, em 2002, Kim Jong-Il se encontrou com Putin, quando era presidente, em Vladivostok.

A Rússia, juntamente com a Coreia do Norte, a Coreia do Sul, os Estados Unidos, o Japão e a China, faz parte do Grupo dos Seis, que negocia a desnuclearização de Pyongyang. As negociações sobre o programa nuclear norte-coreano estão estagnadas desde dezembro de 2008.

*Com AFP

    Leia tudo sobre: coreia do nortekim jong-ilnuclearrússiamedvedev

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG