Kim Jong-Il ainda está vivo e continua exercendo o poder

Kim Jong-Il está vivo e continua exercendo o poder na Coréia do Norte, afirmou nesta quinta-feira o comandante das forças armadas americanas na região Ásia-Pacífico, almirante Timothy Keating, apesar dos persistentes rumores sobre a deterioração do estado de saúde do líder norte-coreano.

AFP |

"Ele está vivo, e continua exercendo o poder na Coréia do Norte", declarou Keating durante uma coleetiva em Washington.

"Penso que ele está vivo, e relativamente bem de saúde", acrescentou.

"Quanto aos detalhes relacionados a seu estado de saúde, não tenho outras informações que as publicadas pela imprensa", destacou.

De acordo com vários rumores que circularam no exterior, Kim Jong-Il, 66 anos, teria sofrido um AVC em meados de agosto. Contudo, dirigentes sul-coreanos frisaram desde então que a saúde do "Grande Líder" estava melhorando.

Em meados de novembro, o canal japonês Tokyo Broadcasting System (TBS) anunciou em seu site que Kim teve um segundo AVC em outubro.

Entretanto, a agência de notícias oficial Central News Agency (KCNA) afirmou nesta quinta-feira que o líder norte-coreano visitou uma fábrica de aço no norte do país.

Terça-feira, a KCNA publicou uma série de fotos não datadas mostrando Kim Jong-Il visitando uma biblioteca na cidade de Kanggye, na mesma província de Jagang (norte), com o objetivo aparente de fazer calar os persistentes rumores sobre a degradação de sua saúde.

dab/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG