Khatami e Karubi se unem a movimento opositor de Moussavi

O ex-presidente reformista Mohamad Khatami e o ex-candidato reformista à presidência Mehdi Karubi se uniram ao Caminho verde da esperança, o movimento lançado recentemente por um dos líderes opositores do Irã, Mir Hosein Musavi, informa a agência.

AFP |

"O conselho central do Caminho verde da esperança será integrado por um pequeno grupo de pessoas, cinco ou seis, incluindo Khatami e Karubi", declarou Alireza Beheshti, colaborador de Mussavi.

O movimento foi lançado para dar prosseguimento aos protestos contra a reeleição do presidente Mahmud Ahmadinejad, segundo o jornal reformista Etemad Melli.

"O Caminho verde da esperança foi criado para defender as exigências legítimas do povo e a obtenção de seus direitos", declarou Mussavi durante uma reunião, que não teve a data divulgada, com membros da Associação de Médicos Islâmicos.

Mussavi, segundo colocado no primeiro turno da eleição presidencial de 12 de junho, acusa as autoridades de fraude e se nega a reconhecer a legitimidade de Ahmadinejad como presidente.

Os protestos contra o resultado da eleição presidencial desencadearam grandes protestos, que foram reprimidos com violência pelas autoridades. Pelo menos 4.000 manifestantes foram detidos e 30 pessoas morreram, segundo os números oficiais, nos acontecimentos.

fpn/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG