Khatami anuncia sua candidatura para a eleição presidencial do Irã

TEERÃ - O ex-presidente reformista iraniano Mohammad Khatami anunciou neste domingo a candidatura à eleição presidencial de 12 de junho, em entrevista à imprensa.

Redação com agências internacionais |

"Eu anuncio aqui firmemente minha candidatura à eleição", disse Khatami ao final de uma Associação dos clérigos combatentes que reúne religiosos moderados e reformadores e da qual ele é um dos líderes.

AFP
Khatami anuncia sua candidatura à eleição presidencial

Khatami é o segundo homem político, após o reformista e ex-presidente do Parlamento Mehdi Karroubi, a apresentar sua candidatura para tentar assumir o cargo que o ultraconservador Mahmud Ahmadinejad ocupa desde 2005. Em janeiro, um assessor de Ahmadinejad disse que o presidente vai concorrer à reeleição.

O ex-presidente fez um apelo por eleições livres, ressaltando que o destino da Revolução Islâmica estava em jogo. "É possível se manter indiferente em relação ao destino da revolução e se esquivar de concorrer às eleições?", perguntou o líder durante uma entrevista coletiva em Teerã.

"Eu considero um direito concorrer neste ponto. Esta candidatura não impede que haja outras e o caminho está aberto. O que precisa ser destacado é que as eleições precisam ser livres."

As eleições de junho ocorrem no ano do 30º aniversário da revolução e oferecem aos iranianos uma importante escolha sobre o futuro do país.

Um dos desafios de Khatami é convencer os eleitores a saírem para votar, já que muitos de seus antigos partidários ficaram desiludidos pelo fracasso do então presidente de realizar mais reformas quando estava no poder.

(Com informação da BBC Brasil e AFP)

    Leia tudo sobre: eleiçõesirã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG