Khamenei pede a iranianos que evitem divergências internas

Teerã, 5 mai (EFE).- O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, pediu hoje aos iranianos que evitem as divergências internas, e fiquem atentos para fazer frente aos complôs dos inimigos, e se disse confiante de que, no final, os iranianos obterão a vitória.

EFE |

Khamenei, em discurso na cidade de Kazerun, na província de Fars, acusou os EUA e "outras potências arrogantes" de tentar aterrorizar os iranianos por meio de ameaças às atividades atômicas do Irã.

"Mas nosso povo nunca se sentirá assustado", afirmou.

A declaração de Khamenei foi divulgada pela agência "Irna" depois que um porta-voz do Governo anunciou que Teerã não aceitará os incentivos oferecidos pelo Ocidente para que suspenda o enriquecimento de urânio, caso "não se reconheça o direito do Irã a ter acesso à tecnologia nuclear para fins pacíficos".

"O povo iraniano pode vencer seus inimigos através da unidade e de sua marcha com firmeza rumo ao desenvolvimento", disse Khamenei.

Além disso, advertiu que "as pessoas que tentam provocar divergências entre o povo e o Governo atuam contra os interesses da República Islâmica".

Ele fazia referência, aparentemente, à corrente reformista iraniana que critica a política do presidente Mahmoud Ahmadinejad, especialmente sua atuação econômica, e pede uma postura flexível do Irã na negociação com a comunidade internacional com relação à polêmica pelo plano nuclear iraniano.

"As declarações que podem causar pessimismo e decepção entre os iranianos são inaceitáveis. O povo e o Governo devem assumir suas responsabilidades e evitar as divergências para construir o Irã e transformar este país em um bom modelo islâmico", acrescentou, segundo a "Irna".

Kazerun é a terceira etapa de uma viagem que Khamenei realiza desde o fim de semana passado na província de Fars, cujo objetivo é, segundo os comentaristas, tentar obter o maior apoio popular possível à política nuclear de Teerã. EFE msh/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG