Khamenei elogia Chávez por romper relações com Israel

O guia supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, saudou a decisão valente da Venezuela de romper relações com Israel, ao receber neste sábado, em Teerã, o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

AFP |

Khamenei "saúda a decisão valente tomada pelo presidente venezuelano de romper relações com o regime sionista", destaca o site do líder iraniano.

A Venezuela rompeu, em 15 de janeiro passado, suas relações diplomáticas com Israel, expulsando o embaixador israelense em Caracas, após a ofensiva do Exército hebreu sobre a Faixa de Gaza, que matou mais de 1.300 palestinos em 22 dias.

Chávez, cujo país apóia o Irã em seu polêmico programa nuclear, visita desde a quinta-feira passada a República Islâmica.

"A ação adotada pelo governo da Venezuela é, na realidade, um dever para as nações européias que se apresentam como defensoras dos direitos humanos", afirma o líder iraniano.

"As relações entre Irã e Venezuela levaram a uma frente revolucionária comum", declarou na quinta-feira o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, durante encontro com Chávez.

Os dois líderes inauguraram na sexta-feira um banco binacional, com capital inicial de 200 milhões de dólares, destinado a financiar projetos comuns.

fpn/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG