negligência de alguns é causa de crise interna - Mundo - iG" /

Khamenei diz que negligência de alguns é causa de crise interna

Teerã, 2 fev (EFE).- O líder supremo da Revolução iraniana, aiatolá Ali Khamenei, afirmou hoje que a instabilidade vivida no país desde a polêmica reeleição do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, se deve à negligência de alguns.

EFE |

A máxima autoridade do Governo iraniano não esclareceu, no entanto, a quem se referia com estas palavras.

"Alguns dos amargos eventos dos últimos meses ocorreram por causa da negligência de algumas pessoas", assegurou Khamenei diante de mais de 100 professores e catedráticos.

"É preciso levar em consideração que, na política, algumas vezes as negligências e os comportamentos irresponsáveis dão o mesmo resultado que as traições", alertou o líder, citado pela agência de notícias estatal "Irna".

O Irã atravessa a pior crise política e social de sua história recente desde a reeleição de Ahmadinejad, em junho, tida como fraudulenta pela oposição reformista.

Desde então, protestos se repetiram nas ruas apesar da violenta repressão oficial e a detenção de milhares de pessoas, entre elas vários membros do alto escalão da oposição.

Os protestos se agravaram em 27 de dezembro, dia da festa sagrada da Ashura, quando pelo menos oito pessoas morreram em confrontos entre as forças de segurança e grupos de oposição.

Os opositores convocaram seus seguidores a se manifestarem de forma pacífica no próximo dia 11, data do 31º aniversário da queda da monarquia liderada pelo xá Reza Pahlevi.

O Governo iraniano convocou uma grande mobilização de apoio para o mesmo dia. EFE msh-jm/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG