Khaled Meshaal trata na A.Saudita sobre crise palestina

Riad, 3 jan (EFE).- O líder do grupo palestino Hamas, Khaled Meshaal, reuniu-se hoje, em Riad, com o ministro de Assuntos Exteriores saudita, Saud al-Faisal, para tratar a estagnada crise palestina, que se prolonga desde o início de 2006.

EFE |

Uma fonte da delegação palestina, que preferiu não revelar sua identidade, disse à Agência Efe que a visita tem por objetivo pedir à Arábia Saudita que exerça sua influência sobre a Autoridade Nacional Palestina (ANP) e seu presidente, Mahmoud Abbas, para avançar para uma solução da divisão palestina.

A fonte acrescentou que Meshaal mostrou uma postura flexível diante do responsável saudita e destacou que o Hamas está disposto a colocar fim à divisão e a responder positivamente a qualquer esforço neste sentido.

Além disso, afirmou que os responsáveis do Hamas querem apresentar algumas novas propostas para abordar desde novos ângulos o acordo de reconciliação preparado pelo Egito, mas não ofereceu mais detalhes.

O documento proposto pelo Egito, que deveria ter sido assinado em 15 de outubro, foi assinado pelo movimento nacionalista Fatah, de Abbas, enquanto o Hamas se negou, por considerar que tinham sido incluídos vários pontos que não tinham sido discutidos.

As relações entre Hamas e Fatah começaram a se deteriorar em janeiro de 2006, depois que o Hamas derrotou nas eleições parlamentares palestinas a seu rival do Fatah, que tinha monopolizado até então o poder nos territórios palestinos.

Os contatos entre os dois grupos foram rompidos definitivamente em junho de 2007, após um confronto armado entre as duas facções que acabou com a expulsão do Fatah da Faixa de Gaza. EFE ms/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG