Kasparov cria parlamento alternativo na Rússia

O ex-campeão do mundo de xadrez Garry Kasparov, convertido em grande opositor do Kremlin, apresentou neste sábado em Moscou um parlamento alternativo que reúne opositores de todos os campos políticos, desde os nacionais-bolcheviques até os ultraliberais.

AFP |

Os cerca de 500 "deputados" juraram não "economizar forças nem mesmo sua vida para restabelecer na Rússia a soberania e o poder do povo".

"Nós juramos, nós juramos", disseram, de pé, os alternativos "parlamentares", alguns deles bem conhecidos, como o ex-conselheiro econômico de Vladimir Putin, Andreï Illarionov, o ex-presidente do Banco Central, Viktor Guerachtchenko, o militante dos direitos humanos Serguei Kovalev.

"Devemos cuspir na cara dos czares Putin e (Dimitri) Medvedev", primeiro-ministro e presidente russos respectivamente, disse uma jovem militante no local.

"Criamos um organismo que irá representar os interesses de todos os cidadãos russos, contrariamente a Duma (câmara baixa do Parlamento russo), ilegítima e vergonhosa", declarou Kasparov.

neo/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG