Karzai visita epicentro de ofensiva contra talibãs

Cabul, 7 mar (EFE).- O presidente afegão, Hamid Karzai, visitou hoje a cidade de Marjah, na província de Helmand (sul), epicentro da grande ofensiva militar aliada contra os talibãs iniciada em 13 de fevereiro.

EFE |

Em comunicado, a Presidência afegã informou que Karzai chegou a Marjah acompanhado do comandante-em-chefe das forças internacionais, o general americano Stanley McChrystal, e de seus ministros de Interior e Defesa.

O presidente afegão se reuniu com um grupo de líderes tribais da região, aos quais garantiu que as autoridades enviarão mais soldados e construirão escolas e centros médicos em Marjah.

"Faremos tudo o que for necessário para enfrentar seus problemas", prometeu Karzai, segundo a nota.

O presidente também conversou com os entes próximos a 12 civis de uma mesma família mortos no lançamento de dois foguetes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nos primeiros momentos da Operação Moshtarak ("juntos", na língua dari), além de oferecê-los uma indenização.

O governador de Helmand, Gulab Mangal, içou no final de fevereiro a bandeira afegã em Marjah, em uma tentativa de "simbolizar a volta da autoridade do Governo", segundo a Otan.

Desde o início da operação no distrito de Nad Ali, concentrada no núcleo populacional de Marjah, pelo menos 12 soldados estrangeiros e 100 talibãs foram mortos, segundo diferentes estimativas da Otan e do Governo afegão.

O objetivo das tropas aliadas é consolidar suas posições ao longo do rio Helmand, onde está a maior parte da população, e expulsar os insurgentes para que as autoridades retomem suas atividades em uma província considerada como um dos principais redutos do movimento talibã. EFE lo-amp/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG