Karzai pode mediar para que Irã aceite convite dos EUA

Teerã, 10 mar (EFE).- O presidente afegão, Hamid Karzai, viaja hoje a Teerã em uma visita oficial marcada pelo convite que os Estados Unidos fez ao Irã para que participe da cúpula internacional sobre o Afeganistão.

EFE |

O motivo principal da visita de Karzai à capital iraniana é a cúpula de países-membros da Organização de Cooperação Econômica (ECO), mas especialistas apontam que o líder afegão pode mediar para que o regime dos aiatolás aceite a proposta americana.

Karzai deve se reunir ainda hoje com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, em um encontro para qual também está convidado o chefe de Estado paquistanês, Asif Ali Zardari.

O convite feito a Teerã pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, foi considerado o primeiro passo na nova política de aproximação ao Irã aplicada pela Casa Branca.

Embora não haja data definitiva, se prevê que a reunião internacional sobre o Afeganistão aconteça em uma cidade europeia pouco antes da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), prevista para abril.

A ECO é uma organização regional de comércio que tem como integrantes Afeganistão, Azerbaijão, Irã, Paquistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão e Turquia. EFE jm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG