Karzai pede apoio internacional durável para a reconstrução afegã

Paris, 12 jun (EFE).- O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, pediu hoje o apoio a longo prazo da comunidade internacional para a reconstrução e desenvolvimento de seu país, cujo maior desafio continua sendo a segurança.

EFE |

Diante de delegações de mais de 80 países e organizações internacionais reunidas em Paris, o líder afegão defendeu os progressos obtidos nos últimos seis anos e prometeu novos esforços contra a corrupção, a produção e tráfico de ópio, além de acelerar a formação do Exército e a Polícia afegãs.

"Um Afeganistão estável é fundamental para a estabilidade da região", afirmou o presidente afegão, na abertura da conferência internacional de apoio à reconstrução de seu país.

Acompanhado do presidente francês, Nicolas Sarkozy, e do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, Karzai apresentou as prioridades da Estratégia Nacional de Desenvolvimento do Afeganistão (ANDS), um plano qüinqüenal com custo de mais de 50 bilhões de euros.

A primeira parte do plano é destinada às infra-estruturas, incluindo a energia, e a segunda à segurança, em um país que vive em meio à insurreição do Talibã, seis anos depois da queda desse regime fundamentalista, e ao terrorismo internacional, que, nas palavras de Karzai, é "a maior ameaça". EFE al/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG