Karzai envia lista com 23 membros de seu gabinete ao Parlamento afegão

Cabul, 19 dez (EFE).- O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, enviou hoje ao Parlamento afegão, para sua aprovação, a lista com quase todos os nomes dos políticos que vão comporão seu gabinete, marcada pela continuidade nas principais pastas.

EFE |

A lista foi apresentada pelo vice-presidente Mohammed Fahim e lida perante a Câmara pelo ministro de Assuntos Parlamentares, Anwar Khan Jigdalik, em um discurso que foi transmitido pela televisão pública afegã "RTA".

Karzai, que já definiu 23 dos 25 nomes de seu gabinete, deseja que permaneçam no cargo os ministros da Defesa, Abdul Rahim Wardak, de Interior, Mohammed Hanif Atmar, e de Finanças, Omar Zakhilwal, mas não deu nenhum nome para a pasta de Exteriores.

Antes de ter caráter oficial, a lista deve ser debatida a partir de amanhã e aprovada pelos deputados em processo que inclui distintas intervenções perante o Parlamento dos políticos designados por Karzai com suas propostas para os cargos.

Faltando as titulares de Exteriores e Desenvolvimento Urbano, se aprovada a lista da forma apresentada, onze ministros continuariam em seus cargos, quatro mudariam de pastas e os demais seriam incorporados ao Governo de Karzai no novo mandato.

Karzai renovou seu mandato no mês passado após vencer as eleições presidenciais, mas o processo foi marcado por irregularidades, e as potências estrangeiras exigiram uma maior eficácia na luta contra a corrupção.

A apresentação formal da lista sofreu vários atrasos nas últimas semanas, e existia expectativa para saber se Karzai incluiria alguns dos polêmicos políticos com os quais fechou pactos antes do pleito para assegurar a reeleição.

Neste sentido, destaca a inclusão de Ismail Khan, antigo senhor da guerra e homem forte do oeste do país como ministro da Energia, mas também a exclusão por enquanto do guerrilheiro Rashid Dostum, líder da minoria uzbeque. EFE lo-daa/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG