Karzai desiste de debate com candidatos à Presidência do Afeganistão

Cabul, 23 jul (EFE).- O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, desistiu de participar de um debate programado para hoje entre os três principais candidatos às eleições presidenciais de 20 de agosto.

EFE |

Em nota, o gabinete de campanha de Karzai alegou que o canal "Tolo TV", que organiza o encontro, "não lhe deu tempo suficiente de preparação".

"O presidente Hamid Karzai não pode participar do debate desta rede de televisão, especialmente considerando suas desequilibradas e ilegítimas posturas", acrescentou a nota.

O "Tolo TV" é um dos canais de maior audiência e vinha anunciando o debate nos últimos dias. Embora muitos dos 41 candidatos já tenham aparecido na rede para falar sobre suas propostas, este era o primeiro encontro entre os favoritos.

O canal tinha convidado Karzai, o ex-ministro das Finanças Ashraf Ghani e o ex-titular de Exteriores Abdullah Abdullah. Diante da recusa do presidente, apenas os dois participarão.

O gabinete presidencial também criticou o convite apenas a três candidatos, alegando que todos deveriam ter "os mesmos direitos".

"Karzai não tem coragem de enfrentar Ghani. Ele tem medo de comparecer diante do seu povo porque não tem nada a dizer", explicou à Agência Efe Ajmal Abidy, porta-voz do antigo titular das Finanças.

Consultado pela Efe, Abdullah Abdullah lamentou também o anúncio de Karzai e disse que gostaria de ver o presidente participar do debate, já que é "importante para o país" que os principais candidatos expliquem seus programas eleitorais. EFE.

lo/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG