Karzai continua com maioria na corrida eleitoral no Afeganistão

Cabul, 12 set (EFE).- O atual presidente afegão, Hamid Karzai, segue com maioria absoluta nas eleições presidenciais de 20 de agosto, segundo informações divulgadas hoje pela Comissão Eleitoral (IEC), com a apuração concluída em 92,8% dos locais de votação.

EFE |

Em entrevista coletiva, a IEC afirmou que Karzai já têm 3.009.559, dos 5.545.149 votos válidos até agora, o que significa que o atual presidente está com 54,27%.

O segundo colocado, Abdullah Abdullah, soma 1.558.591 votos, o que equivale a 28,1%.

Na comparação com os resultados mais recentes, de 8 de setembro, a IEC confirmou que a apuração aumentou 1,2 pontos.

Pelo sistema de eleições do Afeganistão, mesmo quando os votos estiveram 100% apurados, os resultados finais ainda serão provisórios.

A Comissão de Queixas Eleitorais, órgão independente do qual participam integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), exigiu nesta semana à IEC que reconte as cédulas nas sessões com mais de 600 votos - o que representa uma participação muito alta - e nas que um dos candidatos tenha mais de 95% dos votos.

Há dois dias, o mesmo órgão invalidou os votos de dezenas de colégios eleitorais, em três estados do país, nas quais existe a confirmação da ocorrência de fraude.

Karzai que precisa ter mais de 50% dos votos para ser reeleito ainda no primeiro turno, conta com amplo apoio nestas regiões. EFE lo-amp/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG