imparcial da Comissão Eleitoral do Afeganistão - Mundo - iG" /

Karzai comemora trabalho imparcial da Comissão Eleitoral do Afeganistão

Cabul, 9 set (EFE).- O presidente afegão, Hamid Karzai, aplaudiu hoje o trabalho imparcial da Comissão Eleitoral sua apuração das eleições presidenciais de 20 de agosto e deu as boas-vindas aos resultados parciais divulgados até agora, que o mostram como ganhador.

EFE |

Em comunicado do gabinete presidencial, Karzai expressou seu desejo de que os resultados finais sejam anunciados depois do fim do "processo requerido", mas não fez menção explícita à apuração parcial de votos ordenada pela Comissão de Queixas, ao serem detectadas várias fraudes em províncias do sul e do leste afegão.

"O presidente Karzai aplaude a Comissão Eleitoral por seus esforços em realizar o processo em um espírito nacional imparcial e fiel", afirma a nota.

O atual presidente elogiou também o "valente" povo afegão por exercer uma "participação ampla e isenta de medo" nas eleições realizadas em 20 de agosto, que considerou uma "grande conquista".

Ontem, a Comissão Eleitoral ofereceu os mais recentes resultados parciais da apuração, correspondentes a 91,6% dos centros de votação e que dão 54,1% dos votos a Karzai, acima dos 50% necessários para se proclamar vencedor em primeiro turno.

No entanto, horas antes deste anúncio, a Comissão de Queixas, um órgão independente no qual há membros da ONU, tinha ordenado à Comissão Eleitoral uma nova apuração em todos os colégios onde poderia ter havido irregularidades.

A Comissão Eleitoral, encarregada de contabilizar os votos, esclareceu que, antes de proceder uma nova apuração nos colégios onde poderia haver fraude, finalizará 100% da apuração provisória.

EFE lo-amp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG