ao lado do povo afegão - Mundo - iG" /

Karzai agradece Laura Bush por ela sempre estar ao lado do povo afegão

Cabul, 8 jun (EFE).- O presidente Afeganistão, Hamid Karzai, agradeceu à primeira-dama dos Estados Unidos, Laura Bush, por sempre estar ao lado do povo afegão.

EFE |

"Sempre esteve ao lado do povo afegão, a serviço do povo afegão", especialmente de suas mulheres, declarou Karzai em entrevista coletiva conjunta com Laura Bush, que faz sua terceira visita ao Afeganistão desde a queda do regime talibã, em 2001.

A visita precede a conferência de doadores que acontecerá na próxima quinta em Paris, evento que contará com a presença tanto de Karzai quanto da primeira-dama dos EUA.

O Afeganistão anunciou oficialmente que deve solicitar US$ 20 bilhões aos países e instituições doadoras.

"Vamos à conferência de Paris com uma avaliação muito realista de nossas conquistas dos últimos seis anos, de nossos progressos e problemas", afirmou o presidente afegão.

Karzai também disse que "a questão da corrupção" na gestão das ajudas internacionais pelo Governo afegão será discutida em Paris "amistosamente".

Laura Bush revelou que tinha muita vontade de visitar o Afeganistão antes de ir a Paris "e ver como as coisas mudaram" desde sua última viagem ao país asiático, no ano passado.

"Os EUA estão orgulhosos de contribuírem para que o Afeganistão se reconstrua após décadas de opressão", disse.

A primeira-dama se reuniu em Cabul com estudantes e professores da Universidade Americana do Afeganistão (Auaf, em inglês), fundada em 2004, e anunciou uma ajuda de US$ 40 milhões para a instituição nos próximos cinco anos.

Laura Bush também visitou Bamiyan, localidade a 130 quilômetros a oeste de Cabul que abrigava estátuas gigantes de Buda dinamitadas pelos talibãs meses antes de sua queda.

De helicóptero, a primeira-dama viu os restos das estátuas, localizadas em uma pedra cujo interior abriga um mosteiro budista, e depois almoçou com a governadora provincial, Habiba Surabi, única mulher a ocupar este cargo em todo o Afeganistão.

Em Bamiyan, Laura Bush inaugurou a reconstrução de um trecho de estrada construído com ajuda americana, em cerimônia na qual elogiou o grau de segurança conseguido na província.

Também conversou com alunas do centro de treinamento policial da província, onde defendeu a ampliação da escolaridade das meninas no Afeganistão, segundo a agência afegã particular "PAN".

Sarabi, entrevistada pela "PAN", disse a Laura Bush que o povo de sua província esperava mais ajuda dos EUA para a reconstrução. EFE lo/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG