Karadzic confirma por escrito que assumirá sua defesa no TPII

Bruxelas, 7 ago (EFE).- O ex-líder servo-bósnio Radovan Karadzic confirmou por escrito ao Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII) que assumirá sua própria defesa no processo contra ele, informou hoje a Corte.

EFE |

Em carta enviada ao registro do TPII e divulgada hoje, o acusado de crimes de guerra disse que representará a si mesmo no tribunal, mas contará com a presença de especialistas em assuntos legais, tanto profissionais quanto do mundo acadêmico.

Além disso, Karadzic pediu para receber em servo-croata as transcrições das sessões e todo o material do julgamento.

Em resposta, o registro da Corte informou hoje que as transcrições não serão traduzidas, mas lhe ofereceu acesso às gravações da tradução simultânea existente na sala.

Em seu comunicado, o registro do TPII informou também que se reunirá com Karadzic para esclarecer os recursos e assistência colocados à disposição dos acusados que decidem prescindir de advogados.

O ex-líder servo-bósnio, que compareceu pela primeira vez diante da corte com sede em Haia em 31 de julho, já tinha anunciado sua intenção de representar a si mesmo.

A próxima intervenção de Karadzic no julgamento acontecerá em 29 de agosto, dia em que, a princípio, terá que se declarar culpado ou inocente. EFE mvs/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG