Kadhafi se reúne com Medvedev em Moscou

O dirigente líbio, Muammar Kadhafi, foi recebido nesta sexta-feira pelo presidente russo, Dimitri Medvedev, no primeiro dia de sua visita de três dias à Rússia, a primeira desde 1985, e que poderá marcar a retomada da cooperação militar entre os ex-aliados da época soviética.

AFP |

"Espero que sua visita seja produtiva. Nossos países têm vínculos de amizade há decênios", declarou Medvedev, antes de jantar com Kadhafi.

Após a reunião, o ministro líbio das Relações Exteriores, Abdelrahman Chalgham, revelou que os dois líderes "trataram de questões internacionais, especialmente sobre a promoção da paz no mundo".

"O presidente Medvedev destacou o papel de Kadhafi nesta área", disse Chalgham à imprensa em Moscou.

Medvedev também afirmou que a Rússia "está disposta a ampliar a cooperação entre Trípoli e Moscou, especialmente com investimentos comuns na África", informou o chanceler líbio.

Na tarde deste sábado, Kadhafi será recebido pelo primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, e entre os temas do encontro estão "a energia nuclear pacífica", envolvendo a possível construção de uma central atômica na Líbia, e contratos de armamentos, segundo uma fonte do Kremlin.

Os contratos de vendas de armas em discussão podem superar os 2 bilhões de dólares, segundo a agência Interfax.

vvl/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG