Justiça impede holandesa de 13 anos de dar volta ao mundo sozinha em veleiro

Um juizado de menores da cidade holandesa de Utrecht (centro da Holanda) frustrou temporariamente nesta sexta-feira o projeto de Laura Dekker, uma menina de 13 anos que queria iniciar em setembro uma volta ao mundo sozinha em um veleiro.

AFP |

O tribunal, que colocou Laura sob "assistência educativa temporária" por um período de dois meses, considerou que seu "desenvolvimento psicológico e sua saúde podem correr perigo se partir".

Os juízes ordenaram uma investigação sobre as "capacidades" da adolescente para enfrentar os "riscos" que envolvem um périplo de dois anos e avaliarão novamente seu caso no dia 26 de outubro em uma audiência a portas fechadas.

"Os pais terão que negociar todas as decisões importantes sobre Laura com os serviços de proteção ao menor. Isso significa que Laura não pode começar sua viagem ao redor do mundo sem acordo", indica um comunicado do tribunal.

Os juízes esperam que a investigação contribua para "uma compreensão maior de como foi preparada a viagem e mostre quais medidas de segurança foram tomadas".

Os juízes também indicaram um psicólogo para que avalie as "capacidades psíquicas" da jovem e sua aptidão para "assumir sozinha sua educação" durante a aventura.

Laura nasceu em um porto da Nova Zelândia durante uma volta ao mundo de sete anos que seus pais faziam e, atualmente, vive em um barco com seu pai no centro da Holanda, segundo a imprensa holandesa.

Tinha planejado zarpar em setembro em uma embarcação de 8,3 metros chamada "Guppy", graças ao financiamento de patrocinadores.

A imprensa divulgou que Laura teve a sua primeira embarcação aos seis anos e que aos onze navegou sozinha durante sete semanas.

"Desde que tenho 10 anos, tenho vontade de navegar pelo mundo todo", declarou Laura à TV.

Na quinta-feira, Mike Perham, um britânico de 17 anos, se tornou a pessoa mais jovem a dar a volta ao mundo navegando sozinho com assistência, ao entrar de volta em águas britânicas após 156 dias no mar.

axr-mlm/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG