Justiça dos EUA reduz pena de espião cubano

A Justiça dos Estados Unidos reduziu para cerca de 22 anos a pena de um espião cubano condenado à prisão perpétua por espionar para o governo de Fidel Castro em 2001. Antonio Guerrero era integrante de um grupo conhecido como Cuban Five (Os Cinco Cubanos), que foi preso por espionagem há oito anos.

BBC Brasil |

A nova condenação foi anunciada nesta terça-feira pela juíza Joan Lenard, em Miami, após a decisão de um tribunal de apelações de que a pena perpétua era "dura demais".

O caso é considerado motivo de tensão com o governo da ilha, onde os cinco homens são considerados heróis.

Grupo
Além de Guerrero, Gerardo Hernandez, Ramon Labanino, Fernando Gonzalez e Ree Gonzáles, foram condenados por se infiltrarem em bases militares americanas e em grupos de exilados cubanos e passarem as informações para o governo cubano, então liderado por Fidel Castro.

Eles receberam penas que variavam entre 15 anos até a prisão perpétua e entraram com diversos apelos após a condenação.

No ano passado, um tribunal de apelações finalmente decidiu que três dos cinco homens deveriam receber nova sentença.

Na última semana, os advogados de Guerrero alcançaram um acordo que determinava que a pena seria reduzida para 20 anos. Mas nesta terça-feira, a juíza decidiu que ele teria que cumprir uma sentença de 20 anos de dez meses pois havia cometido "ofensas muito graves" e não fez nenhuma declaração de arrependimento.

Anti-Castro
Em junho, a Suprema Corte dos Estados Unidos recusou uma audiência de apelação contra as condenações do grupo.

Os cinco argumentavam que não haviam tido um julgamento justo em Miami por causa do sentimento "anti-Castro" na cidade.

O governo cubano afirma que os homens não estavam espionando em Miami, mas estariam no país para prevenir que grupos de exilados contra o governo cubano lançassem o que chama de "ataques terroristas" contra Cuba.

Os cinco homens estão sob custódia dos americanos desde 1998.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG