Justiça anunciará segunda-feira decisão sobre apuração no Zimbábue

Harare, 9 abr (EFE).- O Tribunal Superior de Harare anunciará na próxima segunda-feira sua decisão sobre o pedido da oposição do Zimbábue para que sejam divulgados imediatamente os resultados das últimas eleições presidenciais do país.

EFE |

O juiz Tendai Uchena convocou hoje as partes para conhecer, em 14 de abril, a decisão judicial sobre o caso.

A ação foi movida pelo Movimento para a Mudança Democrática (MDC, em inglês), sob a alegação de que a Comissão Eleitoral seguia retendo os resultados das eleições de 29 de março.

Embora já tenham sido divulgados os resultados das eleições parlamentares, realizadas simultaneamente, ainda não foi anunciado nenhum relatório, nem sequer parcial, da votação presidencial.

O magistrado disse que, dada a urgência com que a oposição tinha pedido que se analisasse o caso, o tribunal divulgará sua decisão na próxima segunda-feira.

A oposição assegura que venceu as eleições presidenciais, mas o regime do atual presidente Robert Mugabe, no poder desde 1980, diz que será necessário um segundo turno.

As eleições de 29 de março foram as mais disputadas na história do país. Governos estrangeiros e a oposição temem que a demora na divulgação dos resultados possa explodir em uma onda de violência no país. EFE sk/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG