Junta Militar confirma 34 mortos em combates no norte de Mianmar

Bangcoc, 30 ago (EFE).- Um total de 26 soldados das forças de segurança de Mianmar (antiga Birmânia) e oito rebeldes morreram durante os três dias consecutivos de combates travados perto da fronteira com a China, informou hoje a imprensa estatal birmanesa.

EFE |

Os combates terminaram neste domingo depois que as tropas birmanesas forçaram a fuga dos guerrilheiros da etnia Kokang, de origem chinesa e denominada Exército da Aliança Nacional Democrática de Mianmar.

De acordo com o jornal "Nova Luz de Myanmar", outros 34 soldados e 14 policiais birmaneses ficaram feridos nos confrontos, e mais de 640 armas de fogo foram apreendidas.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) calculou que cerca de 30 mil birmaneses buscaram refúgio na vizinha China desde que na segunda-feira passada a tensão se apoderou da região pelo fato de soldados birmaneses tomarem a cidade de Laogai e a guerrilha anunciasse a seus habitantes que deviam estar "preparados a qualquer momento".

O Governo central raramente exerceu sua autoridade sobre as zonas controladas pelas milícias étnicas desde que assinou o cessar-fogo, há duas décadas, mas começou a fustigá-las neste verão (hemisfério norte), depois que rejeitaram se integrar no Exército ou se transformar em partidos políticos antes das eleições de 2010.

Os combatentes Kokang romperam o cessar-fogo oficialmente na quinta-feira passada, após conseguir o apoio dos guerrilheiros da etnia Wa e do Grupo Mong La.

Cerca de dois mil guerrilheiros Wa, que a princípio acudiram em apoio das forças Kokang, retrocederam na sexta-feira passada.

Os confrontos no montanhoso estado Shan seguiram aos travados na semana passada no norte de Mianmar, depois que a guerrilha da etnia Kachin também decidiu romper o cessar-fogo estabelecido em 1991, após rejeitar a ordem do Governo de depor as armas e formar um partido político. EFE grc/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG