Juíza de Obama ganha apoio de dois republicanos no Senado

WASHINGTON - Pelo menos dois senadores republicanos indicaram, nesta quinta-feira, que votarão a favor da nomeação de Sonia Sotomayor para a Suprema Corte dos Estados Unidos, o que praticamente garante a aprovação da juíza indicada por Barack Obama.

EFE |

Ao senador Richard Lugar, que, nesta sexta, foi o primeiro legislador de seu partido a anunciar apoio a Sotomayor, se uniu Mel Martínez, o único republicano de origem hispânica da Casa.

Em comunicado, Martínez disse que após ter ouvido o depoimento da juíza na audiência de confirmação esta semana, chegou à conclusão de que Sotomayor "está bem qualificada" para o cargo.

"Como americano hispânico, me orgulha a conquista histórica da juíza Sotomayor. Dadas suas qualificações e depoimento, tenho a intenção de votar a favor de sua confirmação", afirmou Martínez.

A nomeação de Sotomayor está praticamente confirmada, já que os democratas contam com uma maioria de 60 das 100 cadeiras no Senado.

O Comitê de Assuntos Judiciais do Senado, perante o qual se desenvolveu a audiência de confirmação, programou uma reunião, para a próxima terça-feira, para começar a debater a candidatura.

O voto do comitê sobre a nomeação poderia acontecer já na semana seguinte, enquanto está previsto que o plenário do Senado se pronuncie antes do recesso de verão, em 7 de agosto.

Leia mais sobre Sotomayor

    Leia tudo sobre: nomeaçãosotomayorsuprema corte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG