Juiz libera casamento gay a partir do dia 18 na Califórnia

Prazo decepciona casais homossexuais, que temem nova proibição na Corte Federal de Apelações

iG São Paulo |

O juiz federal americano Vaugh Walker, que no início do mês derrubou o veto ao casamento gay na Califórnia, determinou nesta quinta-feira que a união legal entre homossexuais poderá ser realizado de forma legal a partir de 18 de agosto.

A decisão de Walker decepcionou casais homossexuais da Califórnia, que esperavam um prazo mais curto. A data foi definida para que a Corte Federal de Apelações dos Estados Unidos, que julga o apelo de opositores do casamento gay, tenha tempo para considerar a questão.

AP
Homossexuais reagem à notícia de que terão de esperar mais uma semana para o casamento na Califórnia

Caso a Corte aprove a decisão do juiz e permita o casamento entre homossexuais, os opositores poderão levar o processo à Suprema Corte, última instância judicial do país.

Nesta quinta-feira uma pesquisa feita pelo canal de TV local "CNN", a primeira em âmbito nacional, indicou que a maioria dos americanos considera que os homossexuais devem ter o direito constitucional de se casarem. Entre os consultados, 52% são a favor e  46% são contra o casamento gay.

Em uma decisão que tem implicações para quase 40 Estados norte-americanos com leis similares em suas leis, o juíz distrital Vaughn Walke determinou na semana passada que a Proposição 8 viola os direitos ao devido processo e à proteção igualitária, entronizados na Constituição do país.

Com Reuters e EFE

    Leia tudo sobre: casamento gaycalifórnia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG