Jovens da Virgínia podem fazer a balança pender em favor de Obama

O voto dos jovens que se registraram maciçamente nos colégios eleitorais poderá fazer de Barack Obama o primeiro democrata a vencer em 44 anos na Virgínia, um estado crucial na disputa pela Casa Branca.

AFP |

Pelo menos quatro pesquisas independentes realizadas na semana passada indicaram Obama na frente de seu rival republicano John McCain nesse estado do sul dos Estados Unidos.

O senador pelo Illinois marcou pontos importantes nessa região, sobretudo, graças a um aumento no número de novos eleitores, entre os quais muitos estudantes que estão mais preocupados com a política e a economia do que nas eleições anteriores, segundo a equipe de campanha democrata.

"Os jovens estão muito mais mobilizados do que nas eleições anteriores", explica à AFP Charlotte Friar, uma estudante de Ciências Políticas de 22 anos da Universidade VirginiaTech, que já votou por procuração em Obama.

Daniel Cavanaugh, 21 anos, que estuda Finanças, justifica seu apoio a Obama pela convicção de que o senador pelo Illinois pode tirar a economia americana do buraco.

Cerca de 40% dos 400.000 eleitores que se registraram pela primeira vez têm menos de 25 anos, segundo a Agência Eleitoral do Estado da Virgínia. Em nível nacional, Obama, de 47 anos, é duas vezes mais popular entre os jovens de 18 a 29 anos do que seu adversário republicano de 72 anos.

pp/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG