Um adolescente britânico foi internado em um hospital por causa de uma overdose de nicotina, depois de ter consumido dezenas de tabletes de chicletes antifumo.

Aiden Williams, de 14 anos, teria mascado entre 30 e 45 tabletes de 2 mg de nicotina em poucos minutos - o equivalente a uma média entre 60 e 90 cigarros, segundo relatos da imprensa britânica.

Ele teria recebido os chicletes de um amigo fumante, que por sua vez se beneficiou da distribuição gratuita realizada pelo departamento de Educação para Drogas e Aconselhamento Confidencial (DECCA, na sigla em inglês) do conselho da cidade de Sandwell.

"A overdose de Aiden foi o primeiro incidente do tipo e estamos muito decepcionados com a notícia", disse, em um comunicado, Margaret Storrie, diretora do DECCA.

Investigação

Segundo Storrie, o amigo de Aiden recebeu os tabletes e foi "claramente" orientado sobre a dosagem e a frequência com que deveria consumi-los. "Além disso, sempre asseguramos de que o cliente saiba que não deve dar seus chicletes a ninguém", afirmou a diretora no comunicado.

Storrie afirmou que vai haver uma investigação sobre o caso.
O DECCA organiza serviços de apoio a jovens para ajudá-los a parar de fumar, o que, segundo eles, inclui reuniões com as famílias.

Mas de acordo com o jornal britânico Daily Telegraph, o serviço faz a distribuição gratuita de até 105 tabletes de nicotina por semana para jovens fumantes a partir dos 12 anos de idade, sem precisar do consentimento ou mesmo do conhecimento dos pais.

A mãe de Aiden, Caroline Williams, disse ao diário que só soube do serviço depois do incidente, e pediu sua suspensão imediata.

Aiden foi internado depois de ter desmaiado e reclamado de dores de barriga. Ele foi mantido em observação, com monitoramento cardíaco, por cerca de 24 horas, antes de receber alta. Não está claro se ele é fumante.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.