Abby Sunderland, de 16 anos, ativou dois sinais de emergências nesta quinta-feira

Por Dan Whitcomb

LOS ANGELES (Reuters) - Uma adolescente californiana de 16 anos que tentava dar uma volta ao mundo navegando sozinha desapareceu no Oceano Índico nesta quinta-feira depois de aparentemente sinalizar que estava em apuros, disse sua família.

Em janeiro deste ano, Abby Sunderland partiu da Califórnia para tentar dar a volta ao mundo
AP
Em janeiro deste ano, Abby Sunderland partiu da Califórnia para tentar dar a volta ao mundo

A última vez que Abby Sunderland deu notícias foi na manhã desta quinta-feira, quando a chamada telefônica por satélite com um membro de sua equipe de apoio foi interrompida, disse seu irmão a jornalistas, no lado de fora da casa da família, na região de Los Angeles.

Zac Sunderland, quem aos 17 anos completou sua própria viagem sozinho ao redor do mundo em 2009, disse que sua irmã ativou dois sinais de emergência depois dessa ligação.

"As balizas de socorro significam que ela está em alguma espécie de problema ... ela é uma navegadora consumada, mas está no Oceano Índico agora e é um lugar realmente perigoso", afirmou.

A última localização conhecida de Abby Sunderland foi a centenas de quilômetros da terra firme. Dois navios se dirigiam a esse lugar, mas estavam a 643 quilômetros de distância e não chegariam até ela nos próximos dias.

A companhia aérea australiana Qantas disse que fretou um avião Airbus A330 para ajudar nas operações de busca. Um porta-voz da empresa disse que a aeronave estava programada para decolar de Perth na manhã de sexta-feira (horário local) para sobrevoar a região.

Numa mensagem em seu blog escrita na quarta-feira, a jovem afirmou que havia enfrentado vários dias de clima hostil e teve de consertar uma de suas velas. Ela também afirmou que tinha problemas com a Internet.

Seu barco, Wild Eyes, com o qual deixou a Califórnia em janeiro, está equipado com várias balizas de emergência, duas das quais foram ativadas manualmente pela navegadora.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.