José Serra segue como favorito para eleições de 2010

Brasília, 22 set (EFE).- José Serra (PSDB) continua como o favorito na corrida de sucessão a Luiz Inácio Lula da Silva, na Presidência do Brasil, nas eleições de outubro de 2010, de acordo com uma pesquisa divulgada hoje.

EFE |

Serra, atual governador de São Paulo, conta com 34% das intenções de votos em diferentes cenários traçados pelo Ibope.

Na primeira hipótese, em segundo lugar, aparecem empatados com 14% o deputado Ciro Gomes (PSB), que integra a coalizão de Governo, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, esta última tem o apoio de Lula nas eleições.

Em seguida, com 8% das intenções de votos, está a presidente do PSOL, Heloísa Helena, e logo atrás, a senadora Marina Silva, com 6%, que deixou o PT e acabou de se filiar ao PV.

Se Marina não fosse candidata, Serra seguiria com os mesmos 34%, enquanto Ciro chegaria a 17%, Dilma alcançaria 15% e Heloísa Helena acumularia 10%.

O terceiro cenário avalia a percepção do eleitor no caso de o candidato do PSDB não ser Serra e, sim, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

Nesse caso, o favorito dos eleitores passaria a ser Ciro Gomes (27%), seguido por Dilma Rousseff (18%), Aécio Neves (13%) e Marina Silva (11%).

Na consulta, o Ibope mediu também a taxa de aprovação de Lula, que mantém 81% da aceitação.

A pesquisa foi realizada com 2.002 eleitores, em 142 cidades, entre os dias 11 e 14 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. EFE ed/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG