Brasília, 22 set (EFE).- José Serra (PSDB) continua como o favorito na corrida de sucessão a Luiz Inácio Lula da Silva, na Presidência do Brasil, nas eleições de outubro de 2010, de acordo com uma pesquisa divulgada hoje.

Serra, atual governador de São Paulo, conta com 34% das intenções de votos em diferentes cenários traçados pelo Ibope.

Na primeira hipótese, em segundo lugar, aparecem empatados com 14% o deputado Ciro Gomes (PSB), que integra a coalizão de Governo, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, esta última tem o apoio de Lula nas eleições.

Em seguida, com 8% das intenções de votos, está a presidente do PSOL, Heloísa Helena, e logo atrás, a senadora Marina Silva, com 6%, que deixou o PT e acabou de se filiar ao PV.

Se Marina não fosse candidata, Serra seguiria com os mesmos 34%, enquanto Ciro chegaria a 17%, Dilma alcançaria 15% e Heloísa Helena acumularia 10%.

O terceiro cenário avalia a percepção do eleitor no caso de o candidato do PSDB não ser Serra e, sim, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

Nesse caso, o favorito dos eleitores passaria a ser Ciro Gomes (27%), seguido por Dilma Rousseff (18%), Aécio Neves (13%) e Marina Silva (11%).

Na consulta, o Ibope mediu também a taxa de aprovação de Lula, que mantém 81% da aceitação.

A pesquisa foi realizada com 2.002 eleitores, em 142 cidades, entre os dias 11 e 14 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. EFE ed/dm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.