José Luis Zapatero chega ao Brasil na quarta-feira

Madri, 13 mai (EFE).- O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, vem amanhã ao Brasil para encontrar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes da 5ª Cúpula América Latina-Caribe-União Européia (EU-LAC, na sigla em inglês), que será realizada nos dias 15 e 16 em Lima.

EFE |

Em sua primeira viagem ao exterior após a segunda posse como chefe do Executivo, Zapatero viaja a Brasília para uma visita de trabalho que, segundo fontes oficiais espanholas, servirá para analisar as relações bilaterais em vários âmbitos.

A situação na América do Sul, as crises financeira internacional e dos alimentos são alguns dos assuntos que pautarão o café da manhã de Lula e Zapatero.

Os governantes também conversarão sobre energias alternativas - já que o Brasil ocupa uma posição relevante em matéria de biocombustíveis - e a evolução das negociações para um acordo entre o Mercosul e a União Européia (UE).

Lula e Zapatero devem conversar sobre a questão da migração após os problemas enfrentados nos últimos meses por brasileiros e espanhóis.

Em 29 de abril, os chanceleres Celso Amorim, do Brasil, e Miguel Ángel Moratinos, da Espanha, tiveram uma reunião em Brasília na qual consideraram que esses problemas, motivados pelo impedimento de entrada de cidadãos nos respectivos países, já foram superados.

Lula e Zapatero falarão também sobre a agenda da Cúpula América Latina-UE, cujos trabalhos serão centrados no meio ambiente e na luta contra a pobreza.

Nesse contexto, os dois governantes vão dedicar atenção especial ao acordo entre Brasil e Espanha para pedir na Cúpula América Latina-UE que a situação do Haiti seja uma prioridade, que a ajuda ao país caribenho seja intensificada e o seu desenvolvimento seja estimulado.

Lula e Zapatero também analisarão as relações comerciais e econômicas, assunto de especial importância para Brasil e Espanha.

Os investimentos espanhóis poderiam aumentar em virtude de um ambicioso plano do Governo brasileiro.

Após o encontro com Lula, Zapatero seguirá para a capital peruana, onde participará da Cúpula América Latina-UE. EFE BB/wr/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG