Jornalistas latinoamericanos expõem visão sobre como superar a fome

Santiago do Chile, 9 abr (EFE).- As visões de cinco jornalistas da América Latina sobre o problema da fome e os esforços para superá-lo estão presentes nas reportagens vencedoras do concurso A Fome será História, divulgadas a partir de hoje na imprensa latinoamericana.

EFE |

O concurso, patrocinado pela Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e pela Agência Efe, convocou dezenas de jornalistas de toda a região, que enviaram suas propostas de reportagens sobre a desnutrição.

O objetivo desses trabalhos, que já estão disponíveis para publicação pelos meios de comunicação interessados, era sensibilizar a sociedade sobre uma das maiores calamidades que castiga a América Latina.

"Nossa pretensão era motivar os jornalistas a se envolverem na sensibilização sobre a fome e contribuir para a informação sobre este problema", explicou o coordenador da iniciativa, Juan Carlos García Cebolla.

Na opinião do júri, as reportagens contribuíram para a comunicação e para o entendimento sobre o problema da fome na região com um enfoque de superação da pobreza.

Os reportagens ganhadoras foram "Agricultura Urbana, ¿alimentación segura?", de Ramón Barreiras Ferrán (Cuba); "Combatiendo el hambre desde el basurero más grande de Managua", de Greta Valeska Arévalo Garméndez (Nicarágua), e "Violencia y hambre: los ingredientes de la migración forzada", de Olga Lucía Gómez (Equador).

Também foram selecionados os trabalhos titulados "Entre la abundancia y la carencia", de Raquel Peña González (México), e "Tempestad sin calma", de Roberto Valencia López (El Salvador).

A Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome é um esforço dos países da região para erradicar a desnutrição até 2025. Ela conta com o apoio financeiro da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e sua secretaria técnica depende do Escritório Regional da FAO. EFE mf/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG