Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Jornalista que jogou sapato em Bush foi maltratado, diz irmão

Londres, 16 dez (EFE).- Muntazer al-Ziadi, o jornalista do canal de televisão Al Baghdadia que jogou seus sapatos no presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, foi maltratado após ser detido, afirmou hoje o irmão do profissional à rede pública britânica "BBC".

Ziadi tem uma mão e várias costelas quebradas, hemorragias internas e um ferimento no olho, em conseqüência das agressões que recebeu após ser detido por jogar seus sapatos contra Bush durante uma entrevista coletiva em Bagdá, disse Dargham, irmão mais velho do jornalista.

Segundo esta versão, que não precisa que tipo de contato foi estabelecido entre o jornalista e o irmão, Ziadi poderia ter sido levado nas últimas horas a um hospital militar americano em Bagdá, para receber tratamento por causa dos ferimentos.

Apesar das muitas ofertas que recebeu para ser representado, Dargham disse que o irmão não pôde ter acesso a um advogado desde que foi detido pelos homens de Mowaffak al-Rubaie, o assessor nacional de segurança do Governo do Iraque.

As autoridades de Bagdá não precisaram que acusações serão feitas ao jornalista, mas afirmaram que será processado pela Justiça iraquiana, e não pela americana.

A ação foi premeditada, e não espontânea, disse Dargham, que disse que o irmão escolheu deliberadamente sapatos fabricados no Iraque e que os comprou em uma loja na rua Al-Khyam, na capital iraquiana. EFE fpb/an

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG