Jornalista iraquiano joga os sapatos em Bush, mas erra o alvo

Um jornalista iraquiano jogou os sapatos contra o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, sem conseguir atingi-lo, e o insultou no momento em que este apertava a mão do primeiro-ministro do Iraque, durante uma visita surpresa neste domingo a Bagdá.

AFP |

Quando os dois governantes se encontravam no gabinete privado do premier Nuri al-Maliki, um jornalista iraquiano que estava sentado na terceira fila se levantou e gritou "É o beijo de despedida, seu cachorro", antes de jogar os sapatos na direção de Bush.

Al-Maliki fez um gesto de proteção em relação ao presidente americano, que conseguiu desviar a tempo e não foi atingido.

O jornalista iraquiano Mountazer al-Zaïdi, do canal sunita e antiamericano Al-Bagdadia, cuja base de transmissão é no Cairo, foi retirado à força pelos agentes do serviço de segurança do Iraque e dos EUA, aos gritos de "você (Bush) é responsável pela morte de milhares de iraquianos".

Mostrar a sola dos sapatos é considerado um dos piores insultos na cultura árabe. Em abril de 2003, depois que a estátua de Saddam Hussein foi derrubada, em Bagdá, várias pessoas bateram no rosto do monumento com seus sapatos.

A Casa Branca declarou que Bush conseguiu se esquivar do primeiro, enquanto o segundo passou bem perto.

Depois do susto, o presidente americano deu um sorriso e assumiu uma expressão séria no rosto, diante do número de agentes mobilizados. Os jornalistas iraquianos se levantaram para se desculpar com o visitante.

"Não se preocupem. Obrigado por pedirem desculpas em nome do povo iraquiano. Isso não me incomodou. E, se vocês querem saber, era um sapato tamanho 10 (44, no Brasil)", brincou Bush, já refeito.

Ao ser interrogado por um jornalista americano, George W. Bush garantiu não ter "sentido a menor ameaça".

"E aí? O homem jogou um sapato em mim. É uma maneira de chamar a atenção", desconversou.

Restos de sangue eram visíveis, depois, no local para onde o homem foi levado pelos agentes de segurança.

ok-ak-kat/fp/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG