Jornalista Christiane Amanpour troca CNN pela ABC News

Por Steve Gorman LOS ANGELES (Reuters) - A veterana jornalista Christiane Amanpour foi anunciada na quinta-feira como âncora do programa matutino dominical This Week, do canal ABC News, após 27 anos como correspondente internacional da CNN.

Reuters |

Ela estreia em agosto, no lugar de George Stephanopoulos, ex-assessor da Casa Branca, que em dezembro se tornou apresentador do "Good Morning America", matutino dos dias de semana da emissora.

O canal, que pertence à Disney, disse que o jornalista Jake Tapper, correspondente-sênior na Casa Branca, será o apresentador interino do "This Week" até agosto.

David Westin, presidente da ABC News, disse que a emissora pretende aproveitar a experiência internacional de Amanpour, de 52 anos, para trazer uma perspectiva mais global ao "This Week", um programa de entrevista que tende a abordar mais personagens dos EUA.

Westin disse que Amanpour pode aparecer em outros programas da ABC News para "fornecer uma análise internacional sobre assuntos do dia" e para ancorar documentários sobre temas globais em horário nobre.

Nascida em Londres, filha de pai iraniano e mãe britânica, Amanpour fez carreira cobrindo para a CNN lugares turbulentos, como Iraque, Afeganistão, Somália, Ruanda e os Bálcãs. Ela se casou em 1998 com James Rubin, então porta-voz do Departamento de Estado.

Na TV aberta dos EUA, ela também é conhecida por causa de participações especiais no programa semanal "60 Minutes", da CBS News.

Ela deixa a CNN em um momento complicado para o canal, que sofre queda na audiência, e também da ABC News, que recentemente promoveu uma reorganização que incluiu um dos maiores cortes de gastos dos últimos anos.

Mas o "This Week" recentemente conseguiu reduzir a distância que o separava em termos de audiência do líder no horário, o "Meet the Press", da NBC.

Stephanopoulos foi para o "Good Morning America" para substituir Diane Sawyer, que virou apresentadora do principal telejornal noturno da rede ABC, o "World News", com a aposentadoria de Charles Gibson.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG