hacker britânico aos EUA - Mundo - iG" /

Jornal lança campanha para evitar extradição de hacker britânico aos EUA

Londres, 3 jul (EFE).- O jornal britânico Daily Mail iniciou uma campanha midiática para evitar a extradição aos Estados Unidos de Gary McKinnon, um hacker que sofre da síndrome de Asperger (uma forma de autismo) e que em 2002 conseguiu entrar nos sistemas de informática do Pentágono e da Nasa, por causa de sua obsessão com a vida extraterrestre.

EFE |

Desde então as autoridades americanas o perseguem para que cumpra uma pena de prisão por "ciberterrorismo" e estão a ponto de conseguir que o Governo do Reino Unido conceda a extradição, segundo denuncia o "Daily Mail".

O nacionalista "Daily Mail" pede publicamente ao ministro do Interior, Alan Johnson, que detenha a extradição de McKinnon, de 43 anos, porque pediu perdão pelo delito cometido e porque viver preso fora de seu país pode pôr sua vida em perigo.

A campanha é respaldada por vários parlamentares, que aproveitam a ocasião para atacar a lei de extradição entre Londres e Washington, que foi aprovada em 2003, porque transforma em um trâmite fácil a entrega de um nacional britânico aos EUA.

Segundo o "Daily Mail", a defesa de McKinnon praticamente esgotou todos os recursos legais a seu alcance, por isso que a extradição poderia ser autorizada em questão de umas poucas semanas.

Seus advogados lembram que a síndrome de Asperger é uma forma de autismo, que em algumas ocasiões deriva em comportamento obsessivos.

"O que fiz foi ilegal e foi mal, mas a reação dos americanos é agressiva e totalmente desproporcional", disse o acusado citado pelo "Daily Mail".

A decisão final sobre a extradição é do Ministério do Interior, onde um porta-voz lembrou a este jornal que os recursos apresentados pela defesa de McKinnon contra a extradição foram rechaçados pela Corte Suprema britânica, a Câmara dos Lordes e o Tribunal Europeu de Direitos Humanos. EFE fpb/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG