Cidade do Vaticano, 16 abr (EFE).- Um texto inédito escrito por João Paulo II em 1968, quando ainda era arcebispo de Cracóvia (Polônia), foi publicado hoje por um jornal italiano.

O texto tem o casamento como tema principal e mostra Karol Wojtyla encorajando os casais a viverem segundo a norma da moral cristã.

No documento de poucas páginas publicado hoje pelo diário "Il Messaggero", o então arcebispo da Cracóvia expressa sua preocupação com a crise de valores que poderia minar as bases nas quais a família e a sociedade se apoiam.

João Paulo II disse que o texto era dedicado às pessoas casadas e que o documento era resultado da sua experiência pastoral com vários casais.

Após conhecer o texto inédito, o diretor do diário "L'Osservatore Romano", Giovanni María Vian, disse à agência "Agi" que João Paulo II foi um "inovador, especialmente em temas de casamento e família".

"O documento mostra que são infundadas as críticas que dizem que a Igreja tem aversão ao sexo e não fala sobre sexualidade e amor humano", disse. EFE jl/plc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.