rouba o Empire State Building - Mundo - iG" /

Jornal de Nova York rouba o Empire State Building

O tablóide nova-iorquino Daily News anunciou nesta quarta-feira ter roubado o famoso Empire State Building, em Manhattan.

Redação com agências internacionais |

Segundo o jornal, para conseguir a titularidade do edifício os responsáveis por este grande golpe tiveram que preencher papéis falsos e criar uma empresa, a Nelots Properties - nelots é stolen (roubado) ao contrário.

Na documentação, consta como testemunha da transação o nome de Fay Wray, atriz que interpretou Ann Darrow, a loira que subiu ao topo do Empire State no primeiro filme da série King Kong. Como notário, foi escolhido o famoso ladrão de bancos Willie Sutton. Noventa minutos depois de a papelada ter sido entregue, a transação estava concluída.

O "golpe" foi dado na segunda-feira passada e, segundo seus autores, buscava demonstrar o perigo de uma brecha na legislação imobiliária local, segundo a qual as informações não precisam ser investigadas por funcionários.

O jornal, que não forneceu todos os detalhes da operação para não facilitá-la, "devolveu" o edifício a seus donos, a empresa Empire State Land Associates, após 24 horas. O periódico diz que, quando a transferência é aprovada, é fácil conseguir uma hipoteca.

Isso porque "os intermediários, os representantes das companhias, os bancos que fazem empréstimos, os advogados e outras pessoas relacionadas ao processo hipotecário não costumam verificar a identidade e outra informação fornecida pelos usurpadores".

O roubo do Empire State não ficaria em segredo por muito tempo, mas, para o jornal, no caso de imóveis mais modestos pode ser que sejam vendas sejam fechadas sem que o proprietário saiba.

Em 2007, as denúncias de atividades suspeitas apresentadas por instituições financeiras e relacionadas com empréstimos hipotecários aumentaram em 31% frente ao ano anterior, de acordo com dados do FBI (Polícia federal americana) citados pelo jornal.

* Com EFE e AP

    Leia tudo sobre: empire state

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG